A importância do estudo do desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. O desenvolvimento mental é uma construção continua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão-se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Por isso escolhemos psicologia na adolescência como tema para este blog, pois a adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.
Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade. É uma época de imaturidade em busca de maturidade. No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
A psicologia estuda o que motiva o compartamento humano - o que sustenta, o que finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. Este estudo pode nos ajudar a compreender várias áreas de conhecimento, possibilitando uma gama infinita de descobertas.
Juntando a psicologia e a fase adolescência podemos entender melhor sobre o adolescente e seu comportamento, ou sobre o adolescente e suas relações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário