segunda-feira, 9 de maio de 2011

• Violência - Querer e Poder

Tem violência doméstica, violência no trânsito, na escola, no trabalho e na internet. Tem violência na cidade e no campo. Tem a violência do crime organizado e a violência da desordem legalizada; Parece que quem já sofreu violência acha que tem o direito de ser violento. Tem violência racial, violência sexual, violência em nome de Deus. Tem gente que confunde violência com justiça, tem gente que sofre violência e nem percebe e tem gente que é violenta consigo mesma. É tão freqüente e tão presente que todo dia todo mundo faz, sofre ou testemunha. Por que? Talvez porque compramos a idéia de que "querer é poder" e achamos que poder é fazer. 
Considere que não é fácil construir uma sociedade rica e igual, que eduque de forma adequada e capacitada todas as crianças, mas como evitar a violência em sociedade e ainda mais com o adolescente? Podemos dizer que não há realmente soluções mágicas ou estratégicas para tal fato. Temos que entender que a violência juvenil deve ser entendida como doença, por fatores múltiplos, na qual precisam ser verificados com cuidado para que possamos ao menos diminuir este fato, que é tão complexo e amedrontador a todos numa sociedade.
Egoísmo e ganância causam violência. Isso é coisa de quem se sente dono. Você pode cuidar da parte que recebeu para o bem de todos. Você pode vencer o egoísmo e viver em paz.
"Os maus são destruídos pela sua própria violência porque se negam a fazer o que é direito."
Por: Paula

• Escola - Estudo e Saber.







"Onde está o aluno daqui? Foi trabalhar! E a aluna daqui, onde está? Ficou grávida e parou de estudar." A vida na escola pode ser bem chata, por isso muitos adolescentes vão para a escola da vida. 
Quem tem dinheiro estuda na particular e faz faculdade pública. Quem não tem dinheiro vai na escola pública e depois vai se virar. é justo? Não! Então cota. E resolve? Não. Começou mal, não é fácil consertar. Então tira de quem tem e nivela por baixo - tem gente que pensa pequeno assim. E tanto dinheiro de imposto, não dá para melhorar a escola para quem precisa ao invés de piorar a de quem tem? Quem tem sabe dar valor? Quem não tem sabe se quer mesmo ter? O problema no fundo é que nessa república dos diplomas uma parte não estuda pra saber, e outra parte não estuda para ensinar. O negócio é passar de ano e ver o ano passar.
Mas no fim é aquela velha frase: "Ah, se eu soubesse, teria me esforçado mais."
Por isso devemos nos dedicar HOJE pois estudar é importante para obter conhecimento, cultura e muitos outros aspectos que se leva para a vida inteira, pois a vida é uma escola, onde aprendemos com coisas simples, momentos, e com o passar do dia a dia, nunca paramos de estudar e aprender.
A qualidade do estudo é que importa e não a quantidade, não vale a pena só estudar, tem que praticar o que aprendeu, e ensinar. Pois assim podem realizar sonhos e ajudar outros a realizarem os sonhos deles.


Comentário pessoal: Tudo muda quando você muda. Sua chance é agora! 
"Seu desafio hoje é olhar também para o amanhã."

Por: Paula