segunda-feira, 9 de maio de 2011

• Violência - Querer e Poder

Tem violência doméstica, violência no trânsito, na escola, no trabalho e na internet. Tem violência na cidade e no campo. Tem a violência do crime organizado e a violência da desordem legalizada; Parece que quem já sofreu violência acha que tem o direito de ser violento. Tem violência racial, violência sexual, violência em nome de Deus. Tem gente que confunde violência com justiça, tem gente que sofre violência e nem percebe e tem gente que é violenta consigo mesma. É tão freqüente e tão presente que todo dia todo mundo faz, sofre ou testemunha. Por que? Talvez porque compramos a idéia de que "querer é poder" e achamos que poder é fazer. 
Considere que não é fácil construir uma sociedade rica e igual, que eduque de forma adequada e capacitada todas as crianças, mas como evitar a violência em sociedade e ainda mais com o adolescente? Podemos dizer que não há realmente soluções mágicas ou estratégicas para tal fato. Temos que entender que a violência juvenil deve ser entendida como doença, por fatores múltiplos, na qual precisam ser verificados com cuidado para que possamos ao menos diminuir este fato, que é tão complexo e amedrontador a todos numa sociedade.
Egoísmo e ganância causam violência. Isso é coisa de quem se sente dono. Você pode cuidar da parte que recebeu para o bem de todos. Você pode vencer o egoísmo e viver em paz.
"Os maus são destruídos pela sua própria violência porque se negam a fazer o que é direito."
Por: Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário